O Projeto RESTUR (Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve) pretende medir e monitorizar os impactos do turismo nos residentes do Algarve, considerando a região como um todo e os seus concelhos de forma individual.
No Algarve, vários estudos têm sido realizados com os turistas que visitam a região. A maioria desses estudos permite compreender o perfil, as motivações, as expectativas, as experiências, as atitudes, a satisfação, a imagem criada e a fidelização dos turistas à região. No entanto, muito pouco se sabe sobre as perceções e as atitudes dos residentes em relação ao turismo no Algarve.
O desenvolvimento sustentável do turismo só se alcança através da colaboração e envolvimento de todas as partes integrantes, sendo que os residentes são elementos fundamentais neste processo. São eles que convivem de perto com os turistas e sentem diariamente os impactos gerados pelo turismo, nas suas diversas vertentes. Nesse sentido, aferir a opinião dos residentes é de extrema importância para que a região possa implementar estratégias que conduzam a um turismo mais sustentável.