3. SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS RESIDENTES EM RELAÇÃO AOS TURISTAS

Este estudo utiliza a Escala de Solidariedade Emocional – ESS (Emotional Solidarity Scale) para medir os sentimentos e as emoções dos residentes em relação aos turistas. A média global obtida para o Algarve durante a época baixa da atividade turística é de 3,75, o que significa que os residentes são emocionalmente compassivos com os turistas (Figura 11).

Figura 11 – Sentimentos e Emoções dos Residentes em Relação aos Turistas

De entre os itens avaliados na ESS, os que obtiveram maiores níveis de concordância são: «trato os turistas de forma justa» (média = 4,22), «acho que o meu concelho beneficia por receber turistas» (média = 4,11) e «tenho respeito pelos turistas» (média = 4,07). Os itens que obtiveram níveis de concordância mais baixos são: «tenho bastante em comum com os turistas» (média = 3,16), «posso confiar nos turistas» (média =3,24) e «identifico-me com os turistas» (média = 3,35). Os resultados revelam que, pese embora os residentes sejam gratos aos turistas pelos contributos económicos que geram nos municípios do Algarve, e que por isso, os tratem com o respeito merecido, não se identificam muito a nível cultural, nem sentem muita confiança nos turistas. A média de respostas moderada deve-se, muito provavelmente, às origens sociais e culturais que distinguem residentes e turistas e ao facto de os turistas permanecerem pouco tempo na região, inviabilizando a possibilidade de estreitarem laços com a população residente.

A solidariedade emocional dos residentes em relação aos turistas deriva, em grande medida, da forma como avaliam o seu comportamento, seja em termos do respeito, da forma como tratam os residentes e dos gastos que realizam. Este último aspeto é determinante, já que os benefícios económicos gerados pelo turismo são avaliados como sendo os mais importantes para os residentes no Algarve.

De um modo geral, os residentes avaliam melhor o comportamento dos turistas no que respeita ao trato (média = 3,44), considerando que os turistas tratam os residentes de forma «normal» (52,4%) ou «agradável» (33,9%). Uma percentagem considerável considera que os turistas tratam os residentes de forma «muito agradável» (8,1%) (Figura 12).

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Figura 12 – Avaliação do Comportamento dos Turistas em Termos de Respeito, Trato e Gastos Realizados

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No que toca ao respeito, a média global é ligeiramente inferior (média = 3,44), sendo que a maioria dos residentes considera os turistas «normais» em termos do respeito que demonstram (52 ,5%) ou então consideram-nos como «respeitosos» (32,1%).

Relativamente aos gastos realizados pelos turistas, a média global é bastante inferior (média = 3,03). Ainda assim, a maioria dos residentes considera que os turistas gastam o «normal» (58,6%) ou «bastante» (22,1%). A média global atribuída aos gastos deixa antever a vontade e/ou a necessidade de que os turistas realizem gastos superiores no Algarve.

Relativamente à descrição qualitativa dos turistas que visitam o Algarve, fez-se uma codificação da questão e o respetivo agrupamento em categorias. Apurou-se que os residentes utilizam adjetivos positivos para categorizar os turistas, como «simpáticos» (n = 530), «curiosos» (n = 166), «respeitosos» (n = 166), «educados» (n = 137), «amigáveis» (n = 76) e «agradáveis» (n = 72). Alguns utilizam adjetivos menos favoráveis como «económicos» (n = 76), significando que não gastam muito dinheiro na região, «arrogantes» (n = 50), «barulhentos» (n = 38) e «desrespeitosos» (n = 32). No total, foram codificados 3.208 termos/expressões através do software NVivo, que deram origem à nuvem de palavras apresentada na Figura 13.

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Figura 13 – Nuvem de Palavras sobre a Descrição dos Turistas que Visitam o Algarve

Como seria de esperar, tendo em consideração que o Algarve é um destino turístico sazonal, com elevada concentração turística sobretudo durante a época estival, os residentes admitem interagir com os turistas sobretudo em época alta (média = 3,92): 39,1% dizem que interagem sempre e 24,7% quase sempre com os turistas, durante os meses de verão (Figura 14).

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Figura 14 – Interação dos Residentes com os Turistas, por Época e Desejo de Interação Futura

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A média de interação durante a época baixa é bastante inferior (média = 3,21), sendo que a maioria dos residentes afirma interagir com os turistas às vezes (39,9%) ou quase nunca (19,3%).

No que respeita à intenção de interação futura, a maioria dos residentes deseja manter o mesmo nível de interação (53,9%), embora muitos queiram interagir mais com os turistas (26,1%). São poucos os que gostariam de reduzir o nível de interação turística (5,7%). Estes resultados demonstram claramente o apreço que os residentes têm pelos turistas que visitam o Algarve.

RELATÓRIO RESULTADOS ÉPOCA BAIXA PARA O ALGARVE